quinta-feira, 8 de agosto de 2013

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

 

Na quarta feira, 26 de junho, o Instituto Wilson Picler de Responsabilidade Social promoveu uma palestra com a professora doutora Leila M.M. Sarquis, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. O tema da palestra foi: “Alimentação e a Saúde”. A doutora Sarquis tem mais de 32 anos de experiência hospitalar na área nutricional.
Sob a epígrafe “Somos o que comemos”, a palestrante destacou a importância da escolha dos alimentos como fator preponderante na manutenção da saúde em qualquer idade. “Precisamos de glicose e oxigênio para a geração de energia corporal para todas as atividades. Os vegetais são importantíssimos para o bom funcionamento de nosso organismo, principalmente os de cor verde escuro, como espinafre, brócolis e outros”.

No que se refere à saúde ocupacional e qualidade de vida, a doutora Sarquis comentou: “No ano1700, o médico italiano Bernardino Ramazzini fez pela primeira vez a associação entre o trabalho e o adoecimento, contribuindo para o entendimento de que a soma da saúde de cada indivíduo era, no final, a saúde de toda a população. Com isso o doutor Ramazzini foi considerado o pai da Medicina do Trabalho. Hoje, a Saúde Ocupacional – que engloba a Medicina e a Segurança do Trabalho – é uma ciência e uma arte que estende sua visão em direção a todas as fronteiras da saúde e da segurança, ampliando os seus limites para tudo que diga respeito ao bem estar do ser humano”. E concluiu: “Hoje o alcance daquela visão tornou-se muito maior, sendo necessário avaliar o impacto de cada dimensão da vida humana no dia a dia de quem trabalha, assim como promover sua inserção em um meio ambiente sadio”.
Antes da palestra da doutora Sarquis, realizou-se à parte a entrega dos 12 certificados de conclusão do curso de Informática para a terceira idade, entregues pela professora Adenir Fonseca.




Atualizado dia 27 de junho de 2013 Adilson Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário