Embasado na definição do Instituto
Ethos que conceitua que a responsabilidade social aplicada à gestão dos
negócios se traduz como um compromisso ético voltado para a criação de valores
para todos os públicos com os quais a empresa se relaciona com clientes,
funcionários, fornecedores, comunidade, acionistas, governo e meio ambiente. E considera
ainda que para a empresa socialmente responsável, a contratação das
pessoas com deficiência não é vista apenas com uma obrigação legal. A
inclusão, para essas empresas, passa a ser um compromisso e um dos itens de sua
política de responsabilidade social. Para tanto deve desenvolver um programa
amplo, estruturado, de capacitação, recrutamento, seleção, contratação e
desenvolvimento das pessoas portadoras de deficiência.
Constata-se que muitas empresas já entenderam
que a inclusão das pessoas com deficiência é um grande aprendizado para o
desenvolvimento de políticas de promoção e respeito à diversidade no ambiente
de trabalho. Atualmente, a contratação de profissionais com deficiência,
acontece em alguns casos, pela conscientização da empresa com relação a sua
responsabilidade social empresarial, em outros na grande maioria para cumprir a
lei federal 8.213/91 e decretos complementares os quais visam promover medidas
de criação de empregos que privilegiem atividades econômicas de absorção de
mão-de-obra de pessoas portadoras de deficiência, assim como proporcionar ao
portador de deficiência qualificação e incorporação no mercado de
trabalho".
Acessibilidade
A inclusão social das pessoas com deficiência deve ser um dos objetivos nas sociedades que defendem os valores da solidariedade e da integração, além do respeito pelas diferenças pessoais. A acessibilidade exerce papel fundamental nessa inclusão. A empresa deverá conscientizar todos os seus empregados, mediante treinamentos e execução de ações para eliminar barreiras e Inclusão pessoas A Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.
Objetivo
Objetivo
A empresa pode melhorar, por exemplo, o acesso ao local de trabalho por pessoas com diferentes tipos de deficiência, incluindo facilidades para entrar e se movimentar no estabelecimento, além de acesso a banheiros e lavatórios. O planejamento para emergências deve assegurar que pessoas com deficiência possam deixar, com segurança e eficiência, o local de trabalho e se deslocar para uma área segura.
O acesso à informação também é fundamental, devendo ser disponibilizados na empresa, por exemplo, manuais e instruções relativas ao posto de trabalho de forma a serem compreendidos por pessoas com diferentes tipos de deficiência.
Os estabelecimentos de ensino de qualquer nível, etapa ou modalidade, públicos ou privados, proporcionarão condições de acesso e utilização de todos os seus ambientes ou compartimentos para pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, inclusive salas de aula, bibliotecas, auditórios, ginásios e instalações desportivas, laboratórios, áreas de lazer e sanitários.
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